Por um Turismo Sustentável…

Sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), uma noite num hotel equivale à emissão aproximada de 20kg de CO2?
As emissões de CO2 estão associadas aos consumos energéticos provenientes da iluminação, aquecimento de águas, ar condicionado, preparação das refeições e serviços de limpeza. O que equivale a, mais ou menos, 130 quilómetros percorridos num automóvel médio a gasolina.

Conscientes de que cada vez mais as práticas de boa gestão das empresas devem ser socialmente responsáveis, a Shiadu assume um compromisso ativo. As boas práticas devem começar em casa – nas nossas casas!

Segundo a OMT, o turismo sustentável deve ser aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais e assegura o crescimento económico da empresa, sendo capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações.

De acordo com o artigo 3º do Código de Ética Mundial para o Turismo da OMT, o desenvolvimento turístico deve pautar-se por “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar a produção de desperdício”.

Na Shiadu definimos estas práticas como parte integrante da empresa no entanto, em momento algum, são impostas aos nossos hóspedes. Contudo, se optar por deixar a toalha pendurada, a mesma será reutilizada pelo hóspede ou, caso deseje que a toalha seja trocada, poderá deixá-la no chão para que a mesma seja substituída. Nas noites mais frescas, há sempre um segundo cobertor dentro dos armários para garantir o conforto de todos os hóspedes e, nas noites quentes, as janelas abertas permitem a entrada de uma brisa fresca. O meio-ambiente agradece todos os pequenos gestos!

Em paralelo, evitamos o consumo excessivo de água, eletricidade e produtos de limpeza. A instalação de lâmpadas de baixo consumo energético, redutores de caudal nas torneiras e a garantia de que em cada cozinha das nossas casas há uma triagem seletiva do lixo são pequenos gestos que podem fazer a diferença no ambiente. Ao nível do aquecimento das águas sanitárias, optamos pela instalação de bombas de calor que se refletem na diminuição dos consumos de energia.

A preservação do meio-ambiente é uma prioridade na Shiadu!


Print pagePDF pageEmail page