Mapa do Porto

Declarado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, em 1996, o Porto é uma cidade cosmopolita e, ao mesmo tempo, típica e popular. E, é no coração do centro histórico da cidade, junto à Avenida dos Aliados e à estação de São Bento, que se encontra a Casa dos Lóios.

A Casa dos Lóios situa-se a escassos metros da Praça da República e da avenida dos Aliados recentemente reformulado pelo mundialmente famoso arquitecto Álvaro Siza Vieira. É no topo da avenida dos Aliados que se encontra a ilustre Câmara Municipal do Porto. É nesta avenida que os portuenses se concentram para celebrarem os momentos especiais da vida da cidade do Porto.

A melhor maneira para conhecer o centro da cidade é fazê-lo a pé. A cinco minutos do Largo dos Lóios encontra-se a Baixa e as mais emblemáticas artérias comerciais da cidade. Deixe-se deslumbrar. Se aprecia cenários mais típicos e tradicionais, a zona do centro é a ideal.

A pé, percorra as ruas da Ribeira, junto à foz do Douro e à Ponte D. Luís. Termine a tarde junto ao rio, no Porto ou em Gaia, não vai arrepender-se.

E se gosta de fazer compras, não ficará desiludido. Procure as lojas centenárias na Baixa da cidade ou atravesse Santa Catarina, uma zona de comércio tradicional onde estão presentes também algumas das melhores lojas da cidade. E, uma vez aí, visite o Majestic, um dos cafés mais emblemáticos do Porto.


Print pagePDF pageEmail page