Menu

Ribeira Tejo

Ribeira Tejo Boutique Guesthouse by Shiadu

A Ribeira Tejo Boutique Guesthouse ergueu-se nas traseiras do famoso Mercado da Ribeira no ano de 2011, dando origem à terceira unidade de alojamento Shiadu na cidade de Lisboa. Num edíficio recuperado com 5 pisos, só a estação de comboios do Cais do Sodré e o Mercado da Ribeira separam os nossos hóspedes do Rio Tejo. No seu interior, a maioria dos azulejos do século XIX foram restaurados e mantidos nas suas posições originais, podendo ser apreciados nas zonas comuns da guesthouse ou no interior de algumas das suas 15 suites duplas e familiares.

A partir do 2º piso é possível apreciar o Rio Tejo mas a melhor vista é garantida no 5º piso, a partir da sala onde todas as manhãs é servido um maravilhoso pequeno-almoço caseiro recheado de produtos frescos e portugueses ou a partir do lounge de livre acesso a todos os nossos hóspedes.

Outrora à beira rio e fora das muralhas da cidade de Lisboa, a história do famoso bairro do Cais do Sodré esteve sempre associada ao Rio Tejo e ao mar. Nos séculos XV e XVI, no auge dos descobrimentos portugueses, esta era uma zona de construção de embarcações marítimas e praias fluviais que se estendiam até à atual zona de Santos. Um grande aglomerado de pescadores e varinas que viviam do rio escolhiam viver fora das muralhas de Lisboa e rezava a lenda que a areia do Rio Tejo possuía pó de ouro, pelo que o gesto de peneirar a areia era comum nesses tempos.

Após o terramoto de 1755 a zona foi reconstruída e passou a ser um lugar da moda a partir do século XX graças aos seus espaços de diversão noturna e oferta hoteleira, nomeadamente o Hotel Central que acolhia reis, famosos diplomatas, celebridades das artes e até o famoso escritor português Eça de Queirós que muitas linhas escreveu a partir desse grande hotel.

Os velhinhos Tokyo, Jamaica, Oslo e Viking sobreviveram ao longo dos anos, acolheram marinheiros de todos o mundo, inteletuais e detetives, e são clubes e bares de paragem obrigatória para quem visita Lisboa e aprecia a vida noctívaga.

Siga o seu instinto… estamos à sua espera!


Print pagePDF pageEmail page

Visit Us On FacebookVisit Us On PinterestVisit Us On YoutubeVisit Us On Linkedin